• Empresa Júnior

Como organizar as finanças da sua empresa?

Motivação


Nesse período atípico, é cada vez mais fácil notar a importância de uma boa organização financeira. Em parceria com a Empresa Júnior, a Hashtag Treinamentos nos ofereceu a oportunidade de compartilhar o link de uma planilha de fluxo de caixa. Pensando nisso, ficamos inspirados e motivados para aprender mais sobre a importância desta prática.


O que é o fluxo de caixa de uma empresa?


O fluxo de caixa é uma ferramenta contábil que permite o acompanhamento das finanças, dos investimentos e dos rendimentos. Ele é, basicamente, um registro efetivo e detalhado da movimentação de entrada e saída de dinheiro do caixa de uma empresa. Ou seja, nele consta todo o dinheiro que a empresa recebe através de seus serviços e todo o dinheiro que ela gasta.


Portanto, é evidente que o fluxo de caixa é uma ferramenta de controle importante dentro de uma empresa, já que ele traz mais segurança a respeito do dinheiro que está sendo movimentado, tanto gastos quanto faturamentos de um empreendimento. Tendo em vista a importância do controle de gastos, o fluxo de caixa é uma ferramenta que funciona muito melhor quando é organizada. Sendo assim, um boa forma de obter essa organização é por meio de uma planilha estruturada especialmente para isso.


Planilha de fluxo de caixa


O que é?


Na planilha, é possível categorizar receitas e despesas, inserindo as informações manualmente, e acompanhando a atualização automática do saldo. A estrutura é prática, pois constam fórmulas simples e pré-determinadas nas células, que trazem maior eficácia para acompanhamento diário do empreendimento.


A planilha é necessária não só para que haja uma organização mais efetiva de toda a movimentação de dinheiro em caixa, mas também porque ela é indispensável quando falamos de gestão financeira. Isso se dá pelo fato de que, através da planilha, também é possível realizar planejamentos de entrada e saída de dinheiro do caixa de maneira bem mais rápida e organizada.


Vantagens do uso


A partir do uso da planilha de fluxo de caixa, é possível verificar um cenário futuro, e até mesmo analisar os resultados da gestão da empresa. Com essa ferramenta, o gestor de uma empresa pode, por exemplo, se preparar com maior antecedência para os resultados de um mês com saldo menor que o normal, visto que a planilha permite o rastreio dos gastos e a projeção de lucros em um determinado período.


Além disso, como todas as despesas são documentadas nesta ferramenta, é possível reduzir e otimizar o uso de dinheiro. Essa otimização faz com que o empreendimento tenha mais capital disponível para potenciais investimentos na empresa, como na compra de equipamentos de maior qualidade e no financiamento de treinamentos internos para a equipe.


Por se tratar de uma planilha automatizada, a ferramenta é benéfica para a organização financeira do empreendimento, evitando erros desnecessários e tornando possível que se definam ações preventivas e corretivas no orçamento. A planilha de fluxo de caixa disponibiliza todas as informações necessárias para que possam ser tomadas decisões qualitativas a partir de um bom planejamento estratégico do negócio.


Comece a usar a planilha no seu negócio


É essencial que seja feita uma boa análise do fluxo de caixa do seu negócio, mas aqueles que não têm o hábito de usar este tipo de ferramenta devem estar se perguntando por onde começar.


Como dito anteriormente, Hashtag Treinamentos pensou em uma solução para ajudar quem tem interesse em manter um fluxo de caixa organizado. Clique aqui para receber uma planilha de fluxo de caixa gratuita no seu e-mail.

  • Catharina Gil e Gabriela Tapajós

Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea Rio de Janeiro – RJ

21 3527 1782

images.png
logo-instagram-png-fundo-transparente4.p
facebook-logo-with-rounded-corners_318-9

Site desenvolvido por Empresa Júnior PUC-Rio