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O Carnaval e sua potência comercial no Audiovisual


Semelhanças e união


O Carnaval de rua que observamos hoje em dia, desde o início da história de suas manifestações no Brasil, em meados do século XIX, se mostrou uma festa extremamente plural. Perpassa todas as classes sociais, abriga foliões de todas as raças, gêneros e crenças, é reprimida por alguns e adorada por outros, alguns se pintam e saem às ruas enquanto outros não, etc. No mesmo caminho seguiu a indústria do audiovisual, que dividiu o povo: teve a sua intenção questionada, foi retrucada sobre ser um veículo de comunicação eficiente e, mesmo assim, permanece como forma de resistência cultural. Para além das interrogações que contornam esses dois universos, ambos também se assemelham pelo fato de se fortalecerem pela junção do som, da imagem, do movimento e também pelo visual de cores e expressividades característicos dos mesmos. Os dois unidos entre si acarretam em uma potencialidade máxima na transmissão de mensagens, valores, ideias... São eles os responsáveis por eternizar as nossas fantasias.


A festa e o mercado de Audiovisual


Segundo dados da prefeitura do Rio de Janeiro referentes ao período do Carnaval de 2019, a festa movimentou cerca de R$ 3,78 bilhões em receitas na economia da cidade. Vale destacar que, em comparação ao ano anterior, houve o aumento em 26% da receita gerada para os setores de comércio e serviços, o que evidencia que os altos números e a quebra de recordes tendem a ser graduais. Ou seja: pensar estrategicamente no seu negócio - financeiramente ou em diferentes formas de divulgação - para essa época do ano pode impulsionar as suas vendas e serviços e até atrair novos clientes.

Assim como o tempo passa depressa quando nos divertimos, as demandas do mercado estão em constante mudança. Atrair e satisfazer o consumidor na era do imediatismo se torna tarefa árdua. Nesse contexto, uma estratégia de divulgação e comunicação dinâmica, criativa e que tende a captar e prender a atenção dos espectadores nos mais variados canais é o uso dos vídeos e filmes. Estes, quando vinculados ao Marketing de um negócio, são responsáveis por exprimir a essência dessa marca, porém de forma a registrar uma experiência, um momento que envolva o produto/ proposta do empreendimento direta ou indiretamente. Por isso, assim como produções cinematográficas, o mercado audiovisual, por representar a realidade, influencia na identificação e no envolvimento do público e, consequentemente, no seu entretenimento e qualidade de vida.

Muitas vezes analisamos os impactos que produções audiovisuais geram apenas dentro da economia da indústria criativa. Mas a verdade é que cada vez mais esses conteúdos poderão atuar como carro-chefe na promoção do turismo e do dia a dia do carioca (e do brasileiro). E tem mais: com o crescimento das plataformas digitais ao redor do mundo, a indústria audiovisual tende a se tornar também um grande contribuinte no setor de exportação. E nada mais singular do que compartilhar com o mundo todo a nossa folia no Carnaval, né? Afinal, nesse quesito nós damos um show.


Serviços em alta


Com isso em mente, separamos alguns serviços do mercado audiovisual que podem

agregar para as estratégias de comunicação e ampliar as vendas do seu negócio no período do Carnaval.

Quando pensamos nessa festa, a primeira produção que vem à cabeça é a clássica Sessão de Fotos. Estão no celular, no Instagram, no porta-retrato… Além de serem facilmente armazenadas e compartilhadas, as fotos são uma forma rápida de eternizar memórias e representar momentos de forma estática. Uma sessão de fotos voltada para uma marca tende a recriar a imagem da empresa pensando em alinhar seu visual com seus valores e, por isso, costuma ter uma conceituação por trás da prática. É uma ótima forma de promover os produtos da área do varejo: lojas especializadas em itens carnavalescos, por exemplo.

Uma outra forma de retratar os valores e o propósito dessas marcas de maneira mais dinâmica e menos comercial é por meio do chamado Branded Content, vídeo que se preocupa em mostrar mais os conceitos da marca do que o que ela vende em si. Com isso, a empresa não fica associada só aos produtos, mas também ao seu conteúdo, de forma a gerar empatia e identificação para com o seu público-alvo.

Pensando ainda em promover a venda dessas lojas, a indústria audiovisual também realiza vídeos de Marketing voltados para nichos específicos. Para o nicho da Música, por exemplo, pode ser realizado um Videoclipe, bem como para o nicho da Moda, um Fashion Film, ambos pautados na essência carnavalesca.

Mas e para os desfiles de escolas de samba? E para os inúmeros blocos, bailes e festas? Como promover e compartilhar as experiências vividas com a música e também com a dança? Para isso, um outro exemplo de serviço é o Aftermovie, que visa registrar, por meio de um vídeo com tomadas estratégicas, os melhores momentos desses eventos para que o público sinta sua atmosfera. Assim, aumentam as expectativas para uma próxima edição em um próximo ano.

O Carnaval de 2020, não tão diferente dos últimos anos, irá sacudir não apenas públicos recordes de foliões, dentre turistas do mundo todo, mas também a economia do Rio. Por isso, vale a pena se planejar e aproveitar a oportunidade dessa época tão lucrativa para alavancar o seu negócio.





- Bárbara Fróes e Carolina Peçanha

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