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Posicionamento e apresentação de empresas no meio digital

Posicionamento: o que é e por que é importante?


O objetivo da comunicação corporativa é melhorar e valorizar a imagem de uma empresa ou marca frente ao público, valor que é agregado através da definição e implantação de estratégias de posicionamento. Entretanto, antes do posicionamento é necessário pensar na essência da marca, entendendo quais são seus valores e diferenciais imutáveis no mercado para, a partir disso, comunicá-los da melhor forma.


É essencial que essa estratégia seja bem pensada, pois ela pode definir a forma que o público-alvo percebe os serviços prestados, os diferenciais e a empresa em si. Além disso, com um bom posicionamento de mercado, é possível reforçar a competitividade da empresa, direcionar melhor as estratégias e comunicação e, por fim, fidelizar os clientes.


Apresentação e valorização da essência da marca


A apresentação de uma marca, seja no âmbito digital ou presencial, valoriza sua essência e corrobora para uma melhor identificação da empresa pelo público, que se sente reconhecido pela mesma. Um dos aspectos mais relevantes para ter uma boa apresentação é a coerência, ou seja, o tom de voz, identidade organizacional e sistema de identidade visual alinhados e conversando. Essa coerência também deve ser aplicada nas diferentes plataformas que a marca se insere, garantindo um posicionamento coeso. Desse modo, é importante tangenciar o posicionamento nas mídias digitais pois, no mundo atual, todos usuários são potenciais clientes.


Também é válido compreender que o universo gráfico da identidade visual tem um diferencial e objetivo central: particularizar a apresentação da marca, estabelecendo padrões de comunicação claramente percebidos no dia-a-dia das pessoas. Tais padrões devem ser capazes de transmitir de maneira rápida e eficiente o conjunto de conceitos, qualidades e atributos que caracterizam a marca. Esses elementos gráficos traduzem o posicionamento de forma visual, facilitando e percepção do público e gerando maior possibilidade de interação.


Marketing digital como fortalecedor do posicionamento


Atualmente, a maneira de se comunicar tanto pessoal quanto profissionalmente tem mudado com rapidez, e é cada vez mais comum que empresas migrem para o meio digital. Como esse ambiente é muito vasto e oferece diversas possibilidades de comunicação, é ainda mais importante que se entenda o posicionamento da empresa e que este seja bem aplicado através de estratégias adequadas. Por isso, o marketing digital é indispensável para que o posicionamento seja percebido pelos clientes.


O termo marketing digital é usado para englobar todas as estratégias de marketing feitas no meio virtual, e pensar em marketing digital em um todo com várias ramificações facilita que as ações estejam completamente alinhadas, tanto em seus diferenciais quanto em suas segmentações. É importante ressaltar que a gama de possíveis ações de marketing digital é bastante extensa, e engloba o inbound marketing, blogs, sites institucionais, redes sociais, o SEO, promoções de conteúdo, anúncios, entre outros.


As estratégias de marketing digital escolhidas devem ser coerentes, consistentes e constantes, pois assim reforça seu “share of mind”, ou seja, se mantém cada vez mais presente na mente do público-alvo. Cada vez que a empresa se comunica ou interage com o consumidor há uma oportunidade de reforçar o seu posicionamento e, com isso, impacta a forma que é vista e a imagem com a qual é associada.


O crescimento do digital na conjuntura atual


Por fim, é interessante entender a relação direta entre as mídias digitais e o momento atual em que vivemos. Afinal, pesquisas já apontavam a tendência de crescimento do meio virtual e do marketing digital para 2020, o que só se intensificou com a pandemia. Nesse contexto, na medida em que as empresas migram para o digital e entendem a importância das questões abordadas, mais esse tipo de conhecimento é buscado, o que pode ser visto atualmente pela abundância de cursos gratuitos sobre marketing digital que estão em alta.


Há também um grande crescimento das vendas online - como foi destacado no nosso último texto, "E-commerce: o que é, origem e COVID-19" - e do uso das plataformas digitais, sem mencionar a possível mudança no perfil de consumo. Assim, percebe-se que a pandemia foi fator destaque para a aceleração da era digital e dos avanços da tecnologia que terão consequências marcantes no futuro. A partir da compreensão desse panorama, é possível perceber o quão fundamental é saber se posicionar.


  • Gabriela Tapajós e Lara Campos


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